VISITADORAS DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DO MUNICÍPIO DE SITIO NOVO DO TOCANTINS PARTICIPAM DE OFICINA DE ALINHAMENTO

VISITADORAS DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DO MUNICÍPIO DE SITIO NOVO DO TOCANTINS PARTICIPAM DE OFICINA DE ALINHAMENTO

A secretaria Municipal de Assistência Social de sitio Novo do Tocantins, por meio do Programa Criança Feliz realizou nos dias 01 e 02 de julho de 2019 no Centro de Referência da Assistência Social CRAS, uma Oficina de Alinhamento da Metodologia Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança-CDC, aplicada às visitas domiciliar do Programa Criança Feliz-PCF. A oficina foi destinada as visitadoras do programa: Alcione dos Reis Nascimento Resplendes, Luciana Cardoso da Silva, Maria Eduarda da Silva Sousa e Wlly Kyani Craveiro dos Santos, com o objetivo de reforçar a metodologia (CDC). Cuidados para o Desenvolvimento da Criança e aperfeiçoá-las na atuação como agentes que ajudaram os cuidadores, por meio de orientações e demonstrações, de como interagir e se comunicar de forma cada vez mais adequada  e dedicar mais  tempo para suas crianças, promovendo assim o fortalecimento de vínculos familiares e o desenvolvimento infantil, na primeira infância.

A supervisora do programa e instrutora da Oficina senhora Silvania Escoqueis Leal de Souza, ressaltou a importância do trabalho das visitadoras no município que vem mudando a realidades de muitas crianças e suas famílias através das orientações sobre cuidados para o Desenvolvimento da Criança-CDC. Algumas das orientações são de que as crianças para brincar não é necessário comprar brinquedos elas podem aprender ao brincar com potes e panelas, copos, colheres e outros utensílios domésticos limpos. Aprendem ao bater em objetos, deixa-los cair e colocá-los e retirá-los de caixas. Aprendem ao empilhar objetos e observá-los desmoroná-los, bem como ao testar os sons de diferentes objetos batidos um contra o outro. Ressaltou ainda que pesquisas da neurociência comprovam que o afeto acompanhado do estimulo nos primeiros anos de vida são uma janela de oportunidade para o desenvolvimento infantil, enfatizou que as crianças necessitam de atenção afetuosa e regular de pelo menos uma pessoa que dê a ela amor e atenção e oportunidades de aprender e que atenda suas necessidades, o adulto atento, que brinca e se comunica com uma criança, esta estimulando o desenvolvimento das habilidades desta criança.

O segundo dia de oficina contou com a presença do secretário Municipal de Assistência Social senhor Lucielton Ferreira Cruz, coordenadora do CRAS – senhora Charlene Barroso da Conceição, Assistente Social Cirlene Assunção Teixeira e membros do Comitê Gestor do programa Criança Feliz: William dos Santos Almeida, Rosirene Rafael da Silva Marinho, Nubiane Fernandes - representantes do Conselho Tutelar; Gizelda Cardoso Silva Teixeira representante da secretaria Municipal de Educação e Hermino Alves Pereira gestor do Bolsa Família e representante a Coordenação Intersetorial do Programa Bolsa Família. Encerramento com entrega de certificados e protetor solar e materiais de apoio para as visitadoras.

 Conteúdos programáticos da Oficina foram:

Apresentação sobre o programa Criança Feliz;

Importância do Estimulo, apego e vinculo para o desenvolvimento da Criança na primeira infância;

Método CDC- Cuidados para o do Desenvolvimento da Criança ( metodologia para visita domiciliar aplicada ao Programa Criança Feliz);

Atividade prática de visita as famílias;

Consolidação da visita prática

Apresentação de vídeos e

Estudo da Portaria MDS nº 2.496

  • WhatsApp-Image-2019-07-04-at-083631
  • WhatsApp-Image-2019-07-04-at-083632
  • WhatsApp-Image-2019-07-04-at-083630
  • WhatsApp-Image-2019-07-04-at-083630-1
  • WhatsApp-Image-2019-07-04-at-083629
  • WhatsApp-Image-2019-07-04-at-083627


Imprimir   Email